Doação de sangue: agende esse compromisso na sua agenda

Durante esta semana, o Brasil celebra a Semana Nacional de Doação de Sangue. O evento acontece sempre na última semana de novembro, e foi instituído por causa da habitual falta de estoques em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por conta das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.

Segundo estatísticas, apesar de o Brasil ter 190 milhões de pessoas, apenas 2% da população doa com frequência. Os hospitais brasileiros consomem, em média, 4,5 milhões de bolsas por ano, mas só conseguem coletar 3,5 milhões.

A equipe da D-SIGN apoia essa a causa. Por isso, dedicou a manhã de hoje para uma tarefa especialmente recompensadora. Repetindo uma iniciativa realizada no ano passado (veja aqui), parte da turma da agência foi fazer uma “doação coletiva” para o Banco de Sangue Hemovida, do Hospital Santa Cruz.

O atendimento foi super ágil (e simpático), a doação foi rápida e o lanchinho estava muito gostoso!

Por questões que impedem a doação, como estar amamentando, estar tomando medicação, estar gripado, ter feito cirurgia recente ou ter tido hepatite, nem todo mundo pôde doar. Os que puderam, porém, terminaram a manhã com sangue e espírito renovados.

Às vezes, na correria do dia a dia, arranjamos várias desculpas e acabamos não “encontrando tempo”  para ir doar sangue. Por isso, fica a nossa dica: combine com os seus amigos, com os seus familiares ou colegas e agende um horário. Assim, fica mais difícil esquecer ou desmarcar esse importante compromisso.

É muito simples ser doador de sangue. Os homens podem doar até quatro vezes por ano, a cada três meses, enquanto as mulheres podem fazer a doação três vezes por ano, com intervalos de quatro meses. Para doar, é preciso ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. No caso de menores, é preciso autorização dos pais ou responsáveis.

Amanhã, dia 25, é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Por isso, o pessoal do Hemovida nos contou que haverá uma programação especial, com direito a bolo! O Banco de Sangue Hemovida está localizado junto ao Hospital Santa Cruz, na Rua Fernando Abott, 174, em Santa Cruz do Sul. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 14h, sem fechar ao meio-dia.

Anúncios

4 Responses to “Doação de sangue: agende esse compromisso na sua agenda”


  1. 1 Gica 25/11/2011 às 09:21

    Parece que cada vez que a gente doa, mais fácil e rápido fica. A gente doa um pouquinho de sangue e recebe uma maravilhosa sensação de bem-estar por estar fazendo algo pelo outro. Sem falar na Fruki geladinha que se ganha após a doação! =)

  2. 2 Tchero 25/11/2011 às 09:59

    O Sandoval arregou?

  3. 3 Saulo 28/11/2011 às 09:15

    Belíssima iniciativa!
    Parabéns!
    Saulo

  4. 4 Pri 30/11/2011 às 16:48

    Eu gostaria de ver a carteirinha do Fabrício porque ainda não acredito que ele teve coragem, hehehe, to brincando. Legal que mais gente participou e que desta vez teve um representante da ala masculina, rs
    abraço galera


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Informe seu email para receber notificações de novos posts do blog da D-SIGN

Junte-se a 118 outros seguidores

Twitter D-SIGN


%d blogueiros gostam disto: